Pesquisando...
terça-feira, 10 de setembro de 2013

Ambiguidade necessária

Tenho a impressão de que, em nossa sociedade, - que tem seus fundamentos nas culturas grega, judaica e cristã - impera um desejo de controle total do mundo. Só nos sentimos tranquilos e seguros quando tudo o que está ao nosso redor é compreendido nos seus mínimos detalhes. Sou levado a pensar que esse desejo quase inato de segurança como consequência da compreensão do mundo tem como expressão simbólica uma obsessão por definir o que é exatamente certo e o que é exatamente errado.

Desde a tenra idade, somos acostumados a pensar que determinados comportamentos, ações ou pensamentos podem sempre ser concebidos a partir desse binário quase maniqueísta: algo ou é bom ou é mau. O problema é que pensar desse modo, não abre espaço para o diálogo e, portanto, dificulta o crescimento humano. É preciso certa dose de insegurança, é preciso suportar um pouco de incerteza e tomar consciência de que não se pode conter um sentimento e, mesmo que pudéssemos, não é o caminho adequado, se quisermos progredir no conhecimento de nós mesmos e aprofundar nossa relação com as outras pessoas.

É necessário darmos espaço para um certo nível de ambiguidade em nossas vidas, pois, sem isso, a vida não apenas perde seu colorido, sua multiplicidade, mas perde também a sua harmonia. Fica como o instrumento desafinado ou como as mãos travadas do músico paralisado pelo medo na grande orquestra que é o mundo.

Não estou fazendo aqui uma um apologia da anarquia em relação a valores ou instituições fundamentais. Estou convidando todos a uma reflexão sobre a importância do diálogo e da necessidade de sair da própria zona de conforto (isso dói!!!) se a pessoa quiser crescer enquanto ser humano na contemporaneidade. É preciso deixar-se confrontar com os próprios sentimentos e as próprias dúvidas. Devemos suavemente saborear a agonia específica da inquietação causada pela insegurança daquilo que desconhecemos ou que sentimos.

Apenas "curtindo" esses sentimentos aparentemente contraditórios seremos capazes de alcançar cada vez mais um amadurecimento dos nossos afetos e, enfim, poderemos curtir também o suave, mas profundo, sabor da alegria de viver.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Voltar ao topo!